Educar na Diferença
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Educar na Diferença

Fórum de Educação Especial
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Despacho n.º 16 794/2005 (2.ª série).

Ir para baixo 
AutorMensagem
professora
Admin
Admin
professora


Feminino
Número de Mensagens : 125
Idade : 59
Localisation : Lisboa
Emploi : Professora de 1ºciclo e apoios educativos
Loisirs : ler, viajar e dormir
Data de inscrição : 25/04/2007

Despacho n.º 16 794/2005 (2.ª série). Empty
MensagemAssunto: Despacho n.º 16 794/2005 (2.ª série).   Despacho n.º 16 794/2005 (2.ª série). Icon_minitimeDom Abr 29, 2007 9:43 pm

Considerando que a formação contínua constitui um direito e um dever dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário, visando impulsionar a actualização e a melhoria da actividade profissional, a partir de dois eixos orientadores: a relevância científica da formação e a pertinência das respostas formativas no âmbito do Projecto Educativo de Escola ou Agrupamento de Escolas.
Considerando que as acções de formação contínua a frequentar pelos docentes devem, assim, satisfazer quer as suas necessidades de formação face à consecução do projecto educativo da escola ou agrupamento de escolas, quer as relativas à leccionação das disciplinas atribuídas.
Tendo em conta o disposto no Decreto Regulamentar n.º 29/92, de 9 de Novembro, e bem assim as disposições constantes do artigo 5.º do Decreto Regulamentar n.º 11/98, de 15 de Maio, e o Regime Jurídico da Formação Contínua, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 249/92, de 9 de Novembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 207/96, de 2 de Novembro, relativo à dispensa do requisito de formação como condição de progressão na carreira, determino:
1 - 50% das acções de formação contínua a frequentar pelos docentes devem ser realizadas, obrigatoriamente, no âmbito da área de formação adequada.
2 - Para os efeitos do artigo 5.º do Decreto Regulamentar n.º 29/92, de 9 de Novembro, entende-se por:
a) "Área de formação adequada" a que está directamente relacionada com o domínio científico didáctico do grupo disciplinar do docente;
b) "Área geográfica da escola a que pertence" a que coincide com a área do distrito que abrange a respectiva escola/agrupamento de escolas onde o docente desempenha a sua actividade profissional.
3 - A impossibilidade de acesso a acções na área de formação adequada deve ser comprovada em relação às acções que decorreram durante todo o período de permanência em serviço no escalão em que se encontrava o docente.
4 - Os comprovativos devem mencionar expressamente cada um dos anos do módulo de tempo de serviço a que se refere o número anterior.
5 - A recusa de convite para frequentar acções de formação realizadas pelos serviços centrais ou regionais do Ministério da Educação não confere, em caso algum, dispensa do requisito de formação.
6 - Para efeitos de verificação de cumprimento das condições referidas nos números anteriores, as entidades formadoras devem publicitar as acções de formação creditadas junto das escolas da área geográfica a que pertencem.
7 - Devem as entidades formadoras preencher e enviar anualmente à direcção regional de educação respectiva os mapas constantes do despacho n.º 38/ME/95, de 2 de Maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 120, de 24 de Maio de 1995.
8 - As escolas ou agrupamentos de escolas deverão comunicar anualmente à direcção regional respectiva a lista dos docentes dispensados do requisito de formação, nos termos do artigo 5.º do Decreto Regulamentar n.º 29/92, de 9 de Novembro.
9 - Com base na informação referida no número anterior, a Inspecção-Geral de Educação incluirá no seu plano de actividades as acções inspectivas necessárias ao acompanhamento e verificação do cumprimento das disposições legais em vigor nesta matéria.
10 - É revogado o despacho n.º 38/ME/95, de 2 de Maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 120, de 24 de Maio de 1995, com excepção dos seus mapas anexos.
11 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da assinatura.
8 de Julho de 2005. - A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Reis Rodrigues.
Ir para o topo Ir para baixo
http://saberseradulto.blogspot.com
 
Despacho n.º 16 794/2005 (2.ª série).
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Educar na Diferença :: Legislação do Professor-
Ir para: