Educar na Diferença
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Educar na Diferença

Fórum de Educação Especial
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Portaria n.º 611/93 -N.E.E. no Pré-Escolar

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Admin - Kyya
Admin
Admin
Admin - Kyya


Feminino
Número de Mensagens : 207
Idade : 46
Localisation : Lisboa
Emploi : Prof.Educação Especial
Data de inscrição : 24/04/2007

Portaria n.º 611/93 -N.E.E. no Pré-Escolar Empty
MensagemAssunto: Portaria n.º 611/93 -N.E.E. no Pré-Escolar   Portaria n.º 611/93 -N.E.E. no Pré-Escolar Icon_minitimeQua maio 02, 2007 1:45 am

NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO PRÉ-ESCOLAR


Portaria n.º 611/93, de 29 de Junho



Considerando que se torna necessário fixar as normas técnicas de execução necessárias à aplicação das medidas estabelecidas no Decreto-Lei n.º 319/91, de 23 de Agosto, destinadas a crianças com necessidades educativas especiais que frequentam os jardins-de-infância da rede pública do Ministério da Educação;

Assim e ao abrigo do disposto no artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 319/91, de 23 de Agosto:

Manda o Governo, pelo Ministro da Educação, o seguinte:



1.º- As medidas do regime educativo especial constantes das alíneas a), b), d), g), h) e, i) do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei n. º 319/91, de 23 de Agosto, aplicam-se às crianças com necessidades educativas especiais que frequentam os jardins-de-infância da rede pública do Ministério da Educação.



2.º- As medidas referidos no número anterior são de aplicação individualizada, podendo a mesma criança beneficiar de uma ou mais medidas em simultâneo.



3.º- As crianças com necessidades educativas especiais, com idade inferior a cinco anos, têm prioridade na frequência dos jardins-de-infância, depois de salvaguardado o direito constante do n.1 º do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto.



4.º- As crianças com necessidades educativas especiais podem frequentar o jardim-de-infância adequado, independentemente do local da sua residência.



5.º- Para efeitos do número anterior, considera-se jardim-de-infância adequado aquele que, pelas condições de acesso e recursos de apoio pedagógico, facilita a integração de crianças com necessidades educativas especiais.



6.º- Às crianças com necessidades educativas especiais aplica-se o nível etário em vigor para a inscrição no jardim-de-infância.



7.º- Às crianças que beneficiem do disposto no n.º 3.º da presente portaria é assegurada a permanência no jardim-de-infância até ao ingresso no 1.º ciclo do ensino básico.



8.º- Em cada sala onde se encontrem crianças com necessidades educativas especiais deve existir um auxiliar de acção educativa.



9.º- A aplicação das medidas referidas no n.º 1.º da presente portaria obedece aos procedimentos seguintes:



a) Ao educador de infância compete identificar as crianças com necessidades educativas especiais, informando o coordenador de núcleo, o qual promove a reunião do núcleo para análise da situação do aluno e formulação de propostas de actuação a apresentar ao órgão de administração e gestão do estabelecimento;

b) Na reunião do núcleo participa, obrigatoriamente, o professor de educação especial;

c) Os serviços de psicologia e orientação elaboram o plano educativo individual, submetendo-o à aprovação do órgão de administração e gestão do estabelecimento;

d) O plano educativo individual contém os elementos constantes do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 319/91, de 23 de Agosto, com as necessárias adaptações da educação pré-escolar;

e) Sempre que do plano educativo individual deva constar um programa educativo, compete ao professor de educação especial assegurar que o mesmo seja elaborado no prazo fixado pelo coordenador dos serviços de psicologia e orientação;

f) O órgão de administração e gestão do estabelecimento aprecia o plano e programa propostos e deve decidir sobre a aplicação das medidas do regime educativo especial.



10.º- O plano educativo individual das crianças que transitem para outro estabelecimento está sujeito a confirmação do órgão de administração e gestão do novo estabelecimento, mediante parecer dos serviços de psicologia e orientação.



11.º- Os alunos que beneficiem de programas de educação especial durante a frequência da educação pré-escolar devem fazer-se acompanhar do plano educativo individual aquando da sua matrícula no 1.º ciclo do ensino básico.



12.º- O plano educativo individual pode ser substituído por um relatório detalhado, elaborado pelo professor de educação especial, no qual constem os elementos relevantes para a integração escolar, sempre que aquele não tenha sido elaborado ou não se encontre disponível.



13.º- Os alunos abrangidos por programas de educação especial, ainda que não tenham frequentado a educação pré-escolar, ao efectuarem a matrícula no 1.º ciclo do ensino básico, devem juntar um relatório do qual devem constar os elementos relevantes para a integração escolar.



14.º- As crianças com necessidades educativas específicas, resultantes de um atraso médio ou grave a nível do desenvolvimento global, podem ser autorizadas a ingressar no ensino básico um ano mais tarde do que é obrigatório, mediante pedido apresentado pelo respectivo encarregado de educação.



15.º- O requerimento referido no número anterior é dirigido ao director regional de educação e instruído com os seguintes documentos:



a) Declaração de frequência e de aceitação de inscrição no ano lectivo seguinte, emitida pelo director do estabelecimento de ensino;

b) Programa de educação especial;

c) Relatório de avaliação psicopedagógica elaborado por serviços especializados ou especialista da área de educação, credenciados pela direcção regional de educação.



16.º- A requerimento do encarregado de educação, devidamente fundamentado, pode ser autorizada a matrícula, no ensino básico, da criança que revele uma precocidade global que aconselhe o ingresso um ano mais cedo do que é permitido no regime educativo comum.



17.º- O requerimento referido no número anterior é dirigido ao director regional de educação e instruído com o relatório de avaliação psicopedagógica, elaborado por serviços especializados ou especialistas da área de educação, credenciados pela direcção regional de educação, tendo aquele de referir a existência de precocidade excepcional do aluno, a nível do desenvolvimento global.



18.º- O estabelecimento de ensino aceita o pedido, tendo sempre em atenção que a matrícula destes alunos está dependente da existência de vaga.



19.º- Em tudo o que não se encontre expressamente regulamentado pela presente portaria, aplicam-se as normas do Decreto-Lei n.º 319/91, de 23 de Agosto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://diferenteseexcepcionais.blogs.sapo.pt
coquinhas
Formador Visitante
Formador Visitante
coquinhas


Feminino
Número de Mensagens : 8
Idade : 46
Localisation : Lisboa
Data de inscrição : 07/02/2008

Portaria n.º 611/93 -N.E.E. no Pré-Escolar Empty
MensagemAssunto: Re: Portaria n.º 611/93 -N.E.E. no Pré-Escolar   Portaria n.º 611/93 -N.E.E. no Pré-Escolar Icon_minitimeQui Fev 07, 2008 7:51 pm

Foi revogada com o DL 3/2008.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Portaria n.º 611/93 -N.E.E. no Pré-Escolar
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Educar na Diferença :: Legislação de Educação Especial-
Ir para: